22.2.08

ELES (ILS)

David Moreau/ Xavier Palud, 2006, França/ Roménia


Há muito, muito tempo que eu esperava um filme assim. Até já estava a ficar desesperada.

Vi este filme sem saber absolutamente nada sobre ele, a não ser que muita gente o adorou e o mesmo número o odiou. Um filme que divide tanto as pessoas é obrigatório.
Fiquei logo com a pulga atrás da orelha (no mau sentido), quando vi em letras grandes "Baseado em factos verídicos". Tenho muitas experiências más com filmes que começam com esta frase. Só dois ou três me conseguiram surpreender.

Tive que me deixar de presunções no momento em que o filme começou. Para já, inicia com uma cena que me fez lembrar aqueles filmes clássicos (que eu adoro) que valiam a pena ver.

Depois, apercebi-me que não estava a ver um filme qualquer. A história era absolutamente intrigante, com o ambiente mais tenso que podem imaginar. Esta tensão dá cabo de nós durante o filme e, por muito que não queíramos, deixamos que ela nos controle.

Um filme muito bem pensado, com actores bastante credíveis. O ambiente sonoro também é excelente (vão conhecer um som particularmente assustador). Não vou entrar em nenhum dos pormenores do filme, pois é muito melhor que o vejam sem saberem nada e que mantenham a mente e as ideias limpas.

Uma das coisas que mais me irrita nos filmes de agora (e nalguns de antigamente) é o péssimo crédito que dão aos espectadores, tendo que explicar palavra por palavra o que aconteceu. Nós não somos assim tão estúpidos! Conseguimos pensar por nós mesmos.
Neste filme isso não acontece. Não tentem adivinhar, nem mandem soluções para o ar. Só se sabe no último segundo do filme. E é genial a forma como nos conseguem dar a volta.

Tendo apenas setenta e sete minutos de duração (o nosso coração também não aguentava muito mais) este filme é absolutamente surpreendente e essencial para quem está farto de ver sempre o mesmo e não tem medo de experimentar coisas novas.

Só não tem a nota máxima, porque os níveis de tensão são tão grandes, que até se torna aborrecido. Vejam sozinhos. Absolutamente recomendado!!!

CLASSIFICAÇÃO: 9/10 Recomendado

Página no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0465203/

Sem comentários: