29.2.08

O DIA DAS MENTIRAS (APRIL FOOL'S DAY)

Fred Walton, 1986, E.U.A.

Decidi ver este filme porque já tinha saudades daqueles velhos clássicos slasher e, também, porque tenho uma saturação tremenda de filmes de terror que incluem tortura (que estão muito na moda agora) e não um "esventramento" rápido. Não foi uma boa escolha.

Este filme tem a receita habitual do género: um grupo de jovens parvos e imorais (como quem diz bebedeiras, sexo e álcool) isolados num local que lhes é estranho, havendo sempre uma personagem bizarra.

Cliché atrás de cliché do bando de irresponsáveis (onde se vêem algumas caras conhecidas, uma delas do Regresso ao Futuro) deveria ser o suficiente para nos desanimar, mas o filme consegue manter muito do suspense e momentos de humor que nos reanimam o interesse.

Temos que ter em conta a década em que foi realizado, mas este slasher inspirado num dia especial poderia ter feito melhor.

A ideia até é boa e tenho que admitir que tentaram ser bastante originais para a época em que estavam. É bastante rebuscado e não sei se todos vão entender o facto de pensarem (como eu) que já sabiam o desfecho do filme no princípio e se aperceberem de que afinal não sabiam era nada. O final é bastante original e mesmo inesperado, mas os mais astutos irão chegar lá sem dificuldade.

O que impediu este filme de ter uma classificação mais alta, além do habitual, foi o facto de ser um slasher, de o anunciarem como um slasher e de nós estarmos à espera de ver um slasher e...nada acontece. Quando começa a acção, estamos quase no fim e é tudo a correr.

Portanto, tendo em mente os filmes do género a que estamos habituados, devem tentar ver este porque experimenta algo muito rebuscado para a época. Mas se estão apenas interessados em ver pessoas a ser retalhadas, então esqueçam...

A ver com sentido de humor e sem expectativas.
CLASSIFICAÇÃO: 6/10

Página no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0090655/

Sem comentários: